Apresentação
O Grupo de Pesquisa Literatura em Estudos Transdisciplinares e Residuais, o LETRAR, foi criado em 2015 e pode ser acessado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ.
O LETRAR tem por líderes as professoras Cássia Maria Bezerra do Nascimento e Adriana da Silva Araujo.
As linhas de pesquisa são:
Residualidade Literária e Cultural
Desenvolver pesquisas fundamentadas na Teoria da Complexidade e na Residualidade Literária e Cultural, compreendendo a investigação literária de modo a permitir olhar para o passado e para presente do texto, com apoio de outras áreas do conhecimento diante da certeza, cada vez mais necessária, dos estudos transdisciplinares.
Letramento literário
Realizar pesquisas e práticas sociais nas quais leitor e escritor são protagonistas em um jogo de interpretações. Assim é letramento literário, entendido como um processo humanizador (CANDIDO, 1995) e uma prática social (COSSON, 2009) que possibilitam que o leitor navegue pelos diversos textos literários (canônicos ou não) que circulam na esfera social.
Literatura Pós-colonial e Estudos Culturais
Desenvolver pesquisas que possibilitem a análise da identidade de sujeitos pós-coloniais e as relações de poder estabelecidas após o colonialismo; questões de identidade de gênero, feminismo, performatividade e corpo (BUTTLER, 1990,1993, 1997).